Os Desafios de Empreender no Brasil

Seja por uma oportunidade de negócio identificada no mercado ou por falta de alternativas em ter uma ocupação e renda, o pequeno empreendedor que se propõe a ter o seu próprio negócio enfrenta inúmeros desafios no dia a dia da sua empresa. A forma como o empresário lida com os diversos tipos de problemas será um fator importante para a sobrevivência da sua empresa.

Analisando pesquisas divulgadas pelo Sebrae e pela Endeavor Brasil, listamos alguns pontos importantes que todo empreendedor deve ter conhecimento:

Fatores mais importantes para a sobrevivência da empresa:

  • Planejamento inicial do negócio – O planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.
  • Fazer uma boa gestão da empresa – Uma gestão eficiente e eficaz é fundamental para qualquer negócio, o empreendedor precisa comandar a sua empresa de forma organizada. A falta de recursos para contratar funcionários acaba sobrecarregando o empreendedor em tarefas de gestão de pessoas, administrativas, financeiras e comerciais, saber conduzir todos esses desafios nos primeiros anos da empresa será fundamental para que o negócio tenha sucesso e siga em frente.

Fatores mais importantes que levam ao fracasso da empresa:

  • Falta de capital ou lucro – Com a escassez de capital e a falta de garantias para a tomada de crédito, a maior parte dos empreendedores se utilizam de recursos próprios para montar sua empresa, aquela reserva financeira que estava aplicada na poupança e renda fixa acaba sendo a fonte inicial de investimento. Como o retorno do investimento inicial demanda de certo tempo, e em casos que o resultado financeiro do negócio fique abaixo do esperado, nos primeiros meses o empresário terá muita dificuldade na gestão financeira, isso infelizmente poderá levar o empreendedor a fechar as portas e desistir do seu sonho de empreender.
  • Dificuldade para formar e captar clientes – Os desafios relacionados em formar uma clientela quando um negócio está no início são inúmeros, conhecer bem o seu público alvo e o perfil dos seus clientes é o ponto de partida para uma boa prospecção de vendas. A partir disso, se o empreendedor não desenvolver processos mais elaborados de captar clientes, o seu negócio poderá ficar estagnado.

Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn tem uma frase que traduz perfeitamente o que é ser empreendedor:

“Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda”

Mergulhe de cabeça nos seus sonhos e dedique todas as suas forças nele, para cada desafio superado você terá uma nova conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima